
A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) está divulgando nosso evento!
Evento aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro de 2018 http://www.unirio.br/news/ciclo-de-palestras-debatera-bibliografia-e-documentacao.
Bibliografia na era digital, práticas científicas da documentação e o ensino na área foram assuntos abordados cientificamente no Ciclo de Palestras em Bibliografia e Documentação, o primeiro do Brasil.
A participação da Professora Ana Virgínia, docente da UNIRIO e então diretora na Fundação Biblioteca Nacional, foi fundamental para o estabelecimento da memória científica da Biblioteconomia brasileira, destacando a Bibliografia e Documentação como pilares da profissão e práticas dos bibliotecários do passado e do presente. Outro destaque é da Bibliotecária Heloísa Ottoni, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF. A bibliotecária demonstrou o papel fundamental da Documentação para o desenvolvimento científico e das bibliotecas e bibliografias especializadas para os cientistas de todo o mundo. O Professor Carlos Henrique Juvêncio, da UFF, consolidou o tema do evento com sua apresentação que relacionou o trabalho bibliográfico demonstrando a Documentação de Paul Otlet como uma marco para o aperfeiçoamento da Bibliografia. A bibliotecária Márcia Valéria Brito Costa, da Biblioteca Central da UNIRIO, exemplificou a aplicação da bibliografia e da pesquisa bibliográfica e histórica no plano da o acervo da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, UNIRIO Veja a Programação.
Também ocorreram palestras dedicadas à Bibliografia Física (Material e analítica), como destacada pelo bibliotecário e mestre em História Social, Gabriel Alves, que abordou as funções das iluminuras nos primeiros manuscritos medievais e suas análises em meio digital. O bibliotecário Thalles Siciliano demonstrou as várias aplicações da Bibliografia Material na era digital. Em importante fundamento da Bibliografia, o bibliotecário e mestre em Memória Social, Jayme Pinho nos brindou com reflexões sobre Bibliografia no campo da Memória Social, demonstrando o papel social de longevidade do conhecimento coletivo.
Vale destacar as duas oficinas ocorridas durante o evento. O bibliotecário e especialista em Biblioteconomia Escolar, Rodrigo Señorans, abordou o planejamento bibliográfico e salientou a fundação da SBB como instituto científico dedicado à Bibliografia e Documentação. A especialista em editoração e bibliotecária, Luiza Karft, enfatizou a era digital como imperativa para o futuro da bibliografia comercial editorial.
Com a avaliação realizada pela equipe da organização, nos meses após o evento, podemos destacar que bibliotecários, estudantes e o público em geral puderam atualizar seus conhecimentos e perceberem as potencialidades na era digital de empreendimentos em trabalhos bibliográficos.
Nós da SBB somos muito gratos aos palestrantes e por sua disponibilidade e sentimento universalista de compartilharem seus conhecimento, com isso, crescemos todos. Obrigado.